quinta-feira, 26 de maio de 2011

A acampada da cambada

"Acambada de Lisboa" podia ser uma crónica queirosiana... mas não é.

Continua em exibição, no Rossio, a famosa acampada de Lisboa organizada pela cambada do costume: anarcas de vários matizes, autonomistas de bicicleta, rupturas de jornal na mão, bloquistas sem SEQSO, Rubras incandescentes, MRPPs domesticados, colectivos Mumia, grupos de vegans, malta dos Yogas... órfãos da política, desiludidos da esquerda... Enfim: Do Garcia Pereira à Helena Roseta, as matinés da "democracia popular" parecem bem frequentadas, apesar das primeira críticas à censura "revolucionária"!


Todavia, a acampada segue entre pingos de chuva e, devidamente enquadrada por umas grades da polícia municipal que delimitam as fronteiras entre o "camping gás" esquerdista e a feira de roupas de marca que continua a decorrer na praça, a auto-designada "revolução 19 de Maio", transversal, libertária e pós-moderna (mas já com os seus líderes), promete continuar a "irritar a burguesia": Com efeito, pude verificar como boa parte da cambada (acampada) utiliza os lavabos da pastelaria Suiça para a realização de actos de higiéne pessoal.

Devo, contudo, admitir as minhas dificuldades em compreender o alcance revolucionário da acampada em que se envolveu a cambada... Claro que é giro fazer campismo selvagem e deve ser bem engraçado irritar os burgueses da pastelaria Suiça! Até não desdenho do emporcalhamento iconoclástico da praça do Rossio... Mas quando eles entram naquela verborreia auto-proclamatória de que "estamos diante da luta mais importante dos últimos anos"[!?!], acho o triunfalismo da cambada um insulto para quem sempre lutou, com coerência, com coragem e sem interrupções.


Enquanto na acampada da cambada se gritam slogans como "o povo unido não precisa de partido"[na lógica dos partidos serem todos iguais e igualmente maus...], ou se explica que "andamos a ser roubado há 37 anos" [portanto, o roubo começou com o 25 de Abril!!!], há milhares de activistas e apoiantes CDU que estão travando, diariamente, junto do povo e não no meio de stands de roupa de marca, a mais importante e revolucionária tarefa do momento: reforçar a votação na CDU e construir uma alternativa de esquerda que salve o país, levando a luta ao voto.

9 comentários:

CEBE disse...

Plenamente de acordo consigo, para já o que ali está é muito uma fogueira de vaidades. Mas olhe, eu sou novo e ainda acredito que o fogo purifica, talvez dali saia uma fornada de gente que se interrogue e vá fazer a luta a sério, que nunca somos demais.

Um abraço,

Um "autonomista das bicicletas" (gostei desta!)

Chalana disse...

Infelizmente, JP...

Creio que num ambiente daqueles não se educa ninguém.

Anónimo disse...

Caro amigo Chalana,

Julgo que é uma falta de responsabilidade (grande) saber que existe a coligação "CDU" que ajuda o povo, os trabalhadores, a sociedade (em geral) e não votar nesta coligação.

Se é estupidez ou falta de juízo preferir um outro partido, em vez da "CDU", irresponsabilidade é ficar de braços cruzados, "acampados no Rossio", a ver a caravana passar.

Um abraço

Pedro, o africano

Anónimo disse...

Os partidos não são todos iguais. A CDU faz a diferença e faz pela melhoria.

Saúde

Pedro, o africano

Chalana disse...

é como tu dizes peter:

Acampa-se no Rossio, leva-se um micro, chama-se áquilo "democracia popular" e sai uma "revolução 19 de Maio" para a tenda 4...

Antonio Lains Galamba disse...

cinco estrelas!!!!
ahahah
boa camarada chalana!

abraço

Unknown disse...

Essa de utilizarem os lavabos da pastelaria Suiça, para continuarem a sua revolução é digna de mestre.
Já estou a ver o dono da pastelaria a contar aqueles que entram e saiem, incluindo os turistas pé-descalço.

Fusível Ativo disse...

Interessante seria fazer uma vox-pop e colecionar o número grande de respostas descabidas.

Merengue Vermelho disse...

Ora cá está...
Sauda-se mil vezes o regresso deste blog!
Que falta faziam pá!

A esquerda croquete que se cuide, somos nós a esquerda consequente, consciente e verdadeira!!!