quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Louça Rachad@

Rachada é o feminino de "rachado" e "rachado" toda a gente sabe o que é, não é..? Como no BE$ usam arroba, fica aqui a primeira piada: "louça rachad@"!


Pra dizer a verdade, em cacos ficámos nós quando por sugestão dum leitor demos com esta entrevista do franCHICO ESPERTO na net.






Pergunta: O BE defende a revolução ou assume-se como um movimento reformista?

franCHICO ESPERTO: É um debate de conceitos que o BE não teve (...) Acho que nos batemos por reformas essenciais"


[nunca discutiram se eram reformistas ou revolucionários, mas o líder "acha" - que relativização tão linda... que se batem por reformas... Ainda bem que são "essenciais", não é?]


Pergunta: O que é para si a revolução?

franCHICO ESPERTO: "Há grandes reformas que podem ser revolucionárias (...)"

[blá, blá, blá, blá, blá, blá e tudo acaba na "democracia" ... Como é que esta malta não há-de querer associar-se alegre e civicamente ao Avô Cantigas?]

Pergunta: E o que é que é ser socialista no século XXI?

franCHICO ESPERTO: Significa ter vivido e aprendido a lição do socialismo soviético e chinês e rejeitá-la. Nunca existe socialismo que proíbe o direito de greve, que impõe na Constituição o governo perpétuo de um partido político, como é o caso do Partido Comunista chinês e da Constituição chinesa. É rejeitar as monarquias delirantes como a Coreia do Norte. No fundo, é rejeitar a ideia de que o socialismo pode ser compatível com a redução do pluralismo político ou da liberdade social. Creio que o socialismo só pode existir, só se pode limpar, se resultar da reflexão e de rejeição do que foram os modelos de Leste.

[franCHICO ESPERTO afirma-se pela negativa. Para ele, ser socialista no séc. XXI é simplesmente deitar no caixote do lixo tudo o que o socialismo foi nas condições históricas, concretas, do séc. XX... Ainda bem que o franCHICO é tão ESPERTO! Que seria de nós sem ti, farolim do séc. XXI?]

"E é também uma outra coisa, é um anticapitalismo, uma contestação da civilização capitalista"

["ah! E é também outra coisa"... acrescentou quase quase no fim o francHICO ESPERTO, para se diferenciar do que diria um qualquer Marocas Soares... Se bem que esse, se lhe der na telha e a audiência "pedir", também é capaz de falar em "anticapitalismo"... portanto...]

Pergunta: Ainda se define como trotskista?
franCHICO ESPERTO: "Eu nunca me defini como trotskista."

[incrédulo, o jornalista insiste]

Pergunta: Integrou uma organização trotskista...

franCHICO ESPERTO: "Mas foi uma organização que nunca se definiu como tal"

[Bem... a isto se chama simplesmente mentir com todos os dentes e sem consciência nenhuma, NÃO É? franCHICO ESPERTO é capaz de renegar toda a sua vida só para aparecer melhor na fotografia... Mais provas pra quê?]

17 comentários:

Anónimo disse...

há, há, há, há! Vocês partem-me todo camaradas! Que grande rachad@ que no saiu este frei louçã

Anónimo disse...

Isto é uma vergonha! um cano de esgoto a céu aberto! uma lixeira! Uma ETAR! uma GRANDE MERDA!!!!! lavem a boca antes de falarem num homem que lutou a vida toda pelo povo. Uma vergonah! Uma GRANDE MERDA É O QUE VOCÊ SÃO SEUS PALHAÇOS CONTRATADOS PELO ESTALINISMO MAIS BACOCO. Se gostam tanto têm uma solução: vão mas é pra Coreia do Norte comer arroz com raízes seus burocratas controleiros de MERDA!

Publiquem isto se tiverem coragem

Anónimo disse...

Gostava que o anónimo de cima nos esclarecesse se é reformista ou revolucionário, se é a favor do socialismo ou do capitalismo selvagem mais humanizado?

O BE é a muleta da direita!

Anónimo disse...

Olha, olha os meus camaradas como não podia deixar de ser tem, tiveram e vão continuar a ter coragem, porque publicaram.
Antes de mais quem devia lavar a boca eras tu pela forma como escreves e falas, devias lavar com sabão azul e branco e esfregar com palha d´aço ou com um piaçá, bochechar (vem de bochechas) com banha de cheiro para sair o mau hálito que deve ter ficado depois da porcaria que disseste.
Franchico esperto lutou toda a vida pelo seu povo??? Onde?? Apetece perguntar, onde é que tu estavas no 25 de Abril de 1974?
Tem juízo ó anónimo!
Não confundas este Louçã com a sua família, residentes em Almada e com uma consciência política e de classe bem diferente.
As minhas homenagens ao meu camarada Ricardo Louçã, (primo deste anormal) e que é Presidente da Junta de Freguesia da Cova da Piedade.
Depois nós PCP não somos Coreanos, somos Portugueses dos que lutaram pela liberdade durante o fascismo, (não aparecemos depois para dividir os trabalhadores só por oportunismo).
E ainda no que a mim me diz respeito, Stalinismo (apesar de não saber o que isso é e afirmar que isso não existe) não me choca, antes pelo contrario, com ele o Socialismo evoluiu positivamente cresceu, libertou o mundo do Nazi-fascismo e transformou um país devastado pela guerra e pela herança difícil da Revolução de 1917 e em poucos anos transformou-o numa potencia mundial a todos os níveis, sem ele foi o fim do socialismo e o regresso do capitalismo selvagem ao leste Europeu.
Mas volto a dizer nós somos o PCP, Partido Comunista Português, partido da classe operaria e de todos os trabalhadores, patriota internacionalista, Marxista-Leninista.
E Vocês o que são além de vasos, mentirosos?

Anónimo disse...

isto de haver um merda, que sob anonimato, desafia a coragem dos outros tem muito que se lhe diga.

Anónimo disse...

Malta depois publiquem ai o documento mais recente do nosso querido sector intelectual, uma crítica profunda ao Código Liberal Vieira da Silva, tendo por base o progressista código laboral dos nossos camaradas chineses!

Crixus disse...

Essa da @ vem mesmo a calhar. Mas não me vou alongar sobre isso. Ainda bem que consideraram a minha sugestão sobre a entrevista do Louç@.(Não me identifiquei da outra vez por aselhice minha) É que eu quando dei por ela vi que era um filão em estado bruto de contradições e parvoices do ex-trotskista que nunca foi trostkista,Francisco Louç@, mas nem sabia por onde lhe pegar, se até o jornalista deve ter caido da cadeira umas 10 vezes. Encontrei-a por acaso numa pesquisa que ando a fazer sobre os grupusculos de esquerda radical e parola dos anos 60 até 80, como a LCI e PRT aos quais esteve ligado o Chico Louç@, além dos SUV... onde Louç@ lutou pelo povo.

Anónimo disse...

É típico do estalinismo esta táctica de extrair e descontextualizar frases. Vejam como tudo é diferente se o raciocínio for completo (a bold):


Pergunta: O BE defende a revolução ou assume-se como um movimento reformista?
franCHICO ESPERTO: É um debate de conceitos que o BE não teve. O que tivemos é que somos um movimento anticapitalista e socialista. O socialismo não existe sem uma transformação das condições do regime económico e social. [a parte seguinte nem pertence a esta resposta!] Acho que nos batemos por reformas essenciais"

Pergunta: O que é para si a revolução? [Esta pergunta foi propositadamente truncada para cumprir o objectivo caluniador deste blog! Segue a pergunta completa]
O que é para si a revolução, quando diz que defende a evolução por reformas, mas que podem também elas ser revolução.


franCHICO ESPERTO: "Há grandes reformas que podem ser revolucionárias (...)" [A resposta também foi cortada, segue a original] Há grandes reformas que podem ser revolucionárias. Não se consegue combater a injustiça fiscal, o privilégio do poder económico de ter regras distintas para si próprio, diferentes da grande maioria da população, sem uma alteração da relação de forças que permitem impor a democracia como regra. Acredito que não se conseguem alterar regras do comércio internacional e impor o predomínio do direito internacional na relação de conflitos sem uma alteração da relação de forças que derrote o império. Acredito que não muda a União Europeia sem uma grande refundação democrática e social que reconstrua as suas bases na estruturação. Isso são revoluções.


Pergunta: Ainda se define como trotskista?
franCHICO ESPERTO: "Eu nunca me defini como trotskista."[e cortaram o resto]Defini-me sempre como marxista.

Pergunta: Integrou uma organização trotskista...
franCHICO ESPERTO: "Mas foi uma organização que nunca se definiu como tal"[E cortaram o resto] embora, e eu assumo isso por inteiro, o contributo do Trotsky tenha sido fundamental para pensar o socialismo de hoje.

Enfim, este blog aumenta o nível a cada dia que passa. Parabéns

Crixus disse...

Mas tenho mais desta fonte inesgotavel que é o Louç@. Esta tambem é boa: http://dn.sapo.pt/2007/08/16/nacional/entrevista_a_francisco_louca_coorden.html, nomedamente quando lhe perguntam sobre a dissidencia de Miguel V@le de @lmeid@, ou quando diz que VPV é um burguês... Ou esta também é reveladora: "A estratégia do BE é destruir o actual mapa político português ".

Ricardo M Santos disse...

Não publiquem estas coisas que o anónimo fica com uma crise existencial que poderá ter consequências graves para o próprio...

Antonio Lains Galamba disse...

bem camaradas, vocês deixam mesmo os bes irritados... ehehehehe
grande trabalho
abraço

Coluna disse...

«comunista do bes»

nao vejo onde esta a diferença.

cuide-se, nos andamos por aqui... ehehehehehe

Anónimo disse...

Você não vê onde está a diferença porque você tem problemas cognitivos graves.

Toni disse...

Comunista do BE$:

É assim que você se ilude a si próprio, não é? Quer-se convencer que somos burros? Força, nós até o ajudamos: ya! somos bueda burros! temos só 2 neurónios e problemas cognitivos graves!

Levantou o moral?

Quanto à entrevista do louçã, apenas separámos o trigo do joio, o acessório do fundamental. você prefere viver as suas ilusões.

Pois! Quer 1 exemplo?

o chiquinho APENAS renegou 40 anos de trotskismo da sua vida,afirma que nunca foi trotskista, que o PSR e a IV Internacional nunca foram trotskistas, mas tudo é muito justo e correcto desde que no fim ainda consiga encaixar "defino-me como marxista"... ainda bem que você acredita!

Chalana disse...

Agora é que o "comunista do BE$" nos topou: eu, por exemplo, só tenho um QI de 45 graus... Teste científico que a tropa apurou na minha inspecção militar

Toni disse...

145 graus, camarada! o meu mano tava lá contigo

Anónimo disse...

http://en.wikipedia.org/wiki/Molotov-Ribbentrop_Pact

Ai o Anónimo que não sabe o que é o stalinismo, pratica o que de seu melhor há quando opinia [Revisionismo].