segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Política XXI

Em 1991, alguns elementos pequeno-burgueses romperam com o Glorioso, com o argumento de que não os deixavam renovar o Partido: já não se consideravam leninistas - apenas e só marxistas. Como sempre soubémos, cortarem com o leninismo foi apenas uma etapa transitória para romperem de vez com o marxismo.

Eram a "Plataforma de Esquerda"... Metade deles, ao fim de um par de anos, deixou de brincar com a plataforma e passou rapida e renovadamente ao nível seguinte da playstation política: casos de José Luís Judas, Pina Moura ou Barros Moura que trataram de ir renovar para o PS. Outros foram por caminhos mais tortos, mas já não tardará muito até que todos se reencontrem como uma Alegre, feliz e renovada família social-democrata que são.

Cisão duma cisão, portanto, a Política XXI reuniu em meados dos anos 90, o "miguel portismo" com os restos do antigo MDP/CDE. Animados, logo quiseram fundar um jornal que renovasse a esquerda - foi o semanário que em breve entraria em colapso financeiro sem renovação possível...

Assim, no desemprego, com a carreira estaganda ou simplesmente atolados em dívidas, estes jornalistas sem leitores, teriam de tirar um coelho qualquer da cartola... Antes que viesse com a cartola, o cobrador do fraque, esfolar os ditos coelhos! E se leitores não tinham, os jornalistas sempre em renovação profissional lembraram-se de tentar ter Eleitores! Foi quando se juntaram aos maoistas envergonhados da UDP e aos activistas trotsko-gays do PSR para, novamente, renovarem a esquerda e agora conseguirem-se encaixar!

E, com efeito, ao fim de 10 anos de "bandeiras fracturantes", estes jornalistas renovados, ainda não acabaram de renovar a esquerda, mas conseguiram renovar a própria carreira: Miguel Portas é euro-deputado e Daniel Oliveira é um cronista bem pago . O trio dirigente sacou ainda umas garotas de boas causas e melhores curvas: Ana Drago e Joana Amaral Dias com quem compuseram o mesmo ramalhete renovado de sempre, mas agora chamado "Grupo Manifesto" que, não por acaso, tem atraído os últimos renovadores que foram renovando para o BEs...

A provar como uma vida profissional absorvente é tantas e tantas vezes incompatível com o activismo político, fica aqui o link para a página oficial do grupinho de jornalistas e teóricos do cachimbo, cujo sítio não é renovado desde Dezembro de 2005!!! Desde que deram o salto, portanto... DÁ QUE PENSAR?

14 comentários:

Anónimo disse...

Olá, camaradas! Quero deixar-vos um palavra de apoio e incentivo em nome de todos os camaradas que no CT de Vila Franca de Xira se estão a rir até às lagrimas com o vossos artigos. Confesso que quando me falaram neste blog fiquei de pé atrás julgando que facilmente descambariam na piada fácil e no insulto gratuíto o que seria mau. Há já algumas semanas que vos acompanho e o que me é perimitido ver é o vosso excelente nível político. E JÁ agora, se não estiver a ser indiscreta, gostava de saber se os camaradas são aqueles "gandas malucos" que depois do trabalho duro das jornadas de implantação ainda se põem a jogar à bola até altas horas da noite no polidesportivo da Festa? É que se forem eu conheço-vos um por um

Anónimo disse...

vocês acham-se muito engraçadotes, mas esperem pela surpresa. Liberdade de expressão não incluí a "liberalidade" de arrastar pela lama o bom nome de pessoas de bem

Chalana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Vocês jogam duro no polidesportivo e na blogosfera. Só de benfiquistas é que nada têm

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Chalana disse...

Camarada Vanessa:

Por razões de segurança temos de lhe dizer que não gostamos de jogar futebol

Anónimo mal-criado:

Pois...

Anónimo "pessoa de bem":

Estava à espera que alguém me explicasse que raio de grupo político é esse que, apesar de ter memabros seus no Parlamento Europeu e na A.R., nem sequer se dá ao trabalho de manter renovado um sítio na net... Pelos vistos você também não tem nenhuma teoria sobre o assunto.

Anónimo disse...

palhaços são vocês

Anónimo disse...

Chalana sempre te admirei, pequeno genial!
que bom texto!
Divertido? sim concerteza, mas tão sério, sabes que já não me lembrava de algumas coias, ou melhor de alguns figurões e seus caminhos!
Abraços companheiro
A Águia Real(republicana)

Anónimo disse...

comentários eliminados? não fica bem num blog insultante não permitir ser insultado.

Anónimo disse...

Anónimo diz:
vocês acham-se muito engraçadotes, mas esperem pela surpresa. Liberdade de expressão não incluí a "liberalidade" de arrastar pela lama o bom nome de pessoas de bem.

Ó Anónimo, (Regra da boa educação escrever o nome com maiúscula) estás a referir-te a pssoas de bem quê???
Só se fôr de bem longe, porque de resto mais nada.
Agora que eles são engraçadotes são!
E tem uma qualidade suplementar, que é de dizer a verdade irónicamente.
Como dizia o "António Aleixo" poeta popular:

Julgo meu dever cumprir,
Sem descer no seu critério,
Digo as verdades a rir,
Aos que me mentem a sério!

Coluna disse...

Obrigado a todos pelas palavras de incentivo: é também para vocês, mas é sobretudo para aqueles que estão pouco informados que este blog existe.

Anónimo das 15:48:

Você toca a corda do insulto, mas a nossa música é outra. Se chamámos traidor ao Francisco Martins? Sim chamámos e chamaremos sempre áqueles que denunciaram na prisão. Insultos? Factos! Insultos eram aquelas expressões publicadas na imprensa esquerdalha como Partido "Cunhalista" Português! Isso sim foram insultos repetidos durante quase 40 anos. ENXERGUEM-SE!

Anónimo disse...

O anónimo enganou-se a escrever, quis dizer Partido Comunista Português e não Cunhalista.
É que o que somo nós sabemos á 87 vai pra 88 anos de história da qual nos orgulhamos. Álvaro Cunhal foi sem duvida um dos – como dizia Brecht – imprescindíveis, muito pela reorganização de 40 e por tudo o que representou na sua interminável acção de luta contra o fascismo e contra grupelhos fascizoídes ditos da esquerda.
Por isso, pela sua importância, pela sua influência no processo Revolucionário em curso, se um dia me perguntarem se somos o Partido Comunista Português Marxista-Leninista mas também Cunhalista, dir-lhe-ei que sim! Mas essa é a minha opinião, que só a mim vincula e não ao meu Partido.
Agora a si se lhe perguntarem de que Partido é, além da dita Esquerda burguesa de fachada socialista nada mais terá para contar!

Anónimo disse...

Felizmente aí está o "Diário", em boa saúde financeira.

Sim, há gente que trabalha em recebe por isso. Outros têm tachos em câmaras da margem sul para irem fazendo trabalho do partido à custa do orçamento das autarquias.