terça-feira, 4 de outubro de 2011

O regresso dos mortos-vivos...


É já no dia 15 que acambada de Lisboa se volta a manifestar contra a crise, o governo e o FMI.

Todas as manifs contra a troika interna (PS/PSD/CDS) ou externa (FMI/BCE/UE) são sempre de saudar - mesmo quando a partidarização encapotada dessas manifestações é por demais evidente. Só é pena que não se assumam...

Também se lamenta que o empenho d' acambada de Lisboa em mobilizar para as manifs da CGTP seja zero ou abaixo de zero, mas isto já se sabe: os meninos rabinos consideram a CCGTP como uma organização pouco representativa (apesar das centenas de milhar de trabalhadores que movimenta) e bastante burocrática (porque não faz o que a acambada acha que deveria fazer).

De qualquer modo, não vale a pena chorar pelo leite derramado, mas apenas constatar a "representatividade", "inovação" e "pós-modernismo" dos célebres movimentos sociais bué prá frentex que se vão manifestar no dia 15 e que assinam a respectiva convocatória:

Precários Inflexíveis = Bloco de Esquerda
FERVE = Bloco de Esquerda
UMAR = Bloco de Esquerda
SOS Racismo = Bloco de Esquerda
Panteras Rosa = Bloco de Esquerda
Professores e Educadores 3R= Bloco de Esquerda

ATTAC... bem! Aqui há uma variante: há uns anos, houve malta a sair e queixar-se da manipulação & partidarização do... Bloco de Esquerda. Bem... pensando melhor... Não há variante alguma!!

Revista Rubra = ex-bloco de esquerda
Socialismo Revolucionário = ex-bloco de esquerda

Jornal Mudar de Vida= cisão da "política operária" que foi, em tempos, uma cisão da udp.. Ou seja: ex-bloco de esquerda avant la lettre!

Marcha Mundial das Mulheres= ok! até deve ser preconceito meu, mas tem pinta de ser... Bloco de Esquerda!

Democracia Já +Acampada de Lisboa + Indignados de Lisboa + Artistas e Públicos Indignados + Portugal Uncut + Movimento 12 de Março + Movimento GerAcções... Ufa!!!
Mas tudo se resume, nesta constelação de siglas, à unidade difusa do bloco de esquerda + autonomistas + anarcas + estudantes e pseudo-intelectuais da FCSH, artistas oprimidos e amigos dos animais.

OK! Nem tudo será Bloco de Esquerda: há também a salganhada que junta jovens católicos e activistas gay, Casa do Brasil, um tal de "boletim agulha" ou Alvorada Ribatejo" - seja lá o que isso for!

Enfim... há aquele adágio que diz que tal e coiso "eles são + que a mães", mas neste caso, até se pode dizer que as organizações envolvidas são mais que os organizados... ou não se desse o caso tão peculiar e simultaneamente característico entre a auto-designada "esquerda radical" do activista dos precários inflexíveis ser também membro da ATTAC, escrever no jornal Mudar de Vida, acampar no Rossio e dar uma perninha na Marcha Mundial das Mulheres.

À pequena burguesia radicalizada, que é como quem diz, à "cambada de Lisboa" desejamos, por fim, as melhores felicidades na sua manifestação irreverente, inovadora e pluralista (reparem que todas as variantes do bloquismo e do neo-anarquismo estarão presentes...). Até poderíamos ir lá dar uma saltada, mas somos uns caretas duns burocratas da Inter-sindical e vamos estar ocupados a preparar a semana de luta de 20 a 27 de Outubro. Deve ser isto o que eles chamam de sectarismo...

Sem comentários: